quarta-feira, 18 de março de 2009

momentos da minha infancia

criança carente
criança traquina, aventureira
criança insegura
coroas de folhas vermelho-amareladas, apanhadas no jardim dos Anjos
no Outono

cheiro de tinta, de giz, de papel: cadernos novos à espera de palavras escritas com letra bem desenhada (escola primária nº27). Na parede figurinhas que contam histórias pela voz da professora D.Laura (encantamento).

Férias em casa de meus avós em Santiago de Riba Ul: moinho de água. Envolvo-me na farinha, rodopio de brancura.
É irresistivel o mergulho nas águas límpidas do rio. Gargalho a minha criança.

Puxão de orelhas da tia solteirona.
Pequeno almoço com o rebanho de primos. Risos, alegria...tia solteirona vai-me buscar e puxando-me a orelha leva-me pela estrada, pela ponte, até à casa de meus avós "uma menina bem comportada não sai de casa sem dizer nada!... Esta canalha parece que tem o diabo no corpo" (tradução de canalha: miúdos pequenos).

A minha irmã vem do colégio - gosto dela.

Almoço: prato cheio "tens de comer tudo, estás muito magrinha" (Que tortura!...)

Bolinha de pão quente do forno da minha avó Margarida, feita só para mim.
Mungir das vacas. Bebo o leite morno e doce -é bom.
Passeios de barco com os meus primos. Margens misteriosas. Amoras colhidas e logo saboreadas. O seu sumo escorre-me da boca, suja-me o vestido - estou feliz.

manela, digo, nelinha

Sem comentários:

Enviar um comentário